1 Avaliando um job Ter Mar 15, 2011 5:56 pm
!Own It~.
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Existem vários aspéctos que podem ser observados e avaliados em um job.
Aqui, estarei especificando cada um deles:
Iluminação
Iluminação pode ser avaliado observando o modo como a render interage com a luz.
Veja os exemplos:
A: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
B: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pode-se perceber que a iluminação em A está completamente fail, pois a luz vem da direita, e a render está iluminada na esquerda.
Em situações assim, dizemos que a iluminação está redundante, mas pode falar fail rs
Em B, a luz vem de trás, então somente as bordas da render devem ser iluminadas. Ai sim a iluminação está boa.
Jobs com exesso de iluminação normalmente não são muito agradáveis (nem muito escuras)
Tratamento
Um tratamento é essencial para qualquer job em photoshop. Quando avaliamos o tratamento, avaliamos se o job está muito saturado, muito desbotado,
e se os elementos parecem estar se completando
A: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
B: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Em A não foi aplicado tratamento algum, e pode-se perceber que aquela render foi colocada ali,
e não que ela ESTAVA na cena realmente. Isso é a diferença que o tratamento faz.
Em B, apesar de ser uma stock, isso não é uma render, foi adicionado um tratamento,
e aliás, aquela imagem está entre as tops do DA, e observe que apenas 2 coisas foram trabalhadas: o contexto e o tratamento.
Cores
A escolha de cores que combinem é essencial para um trabalho.
Quando se mistura de mais cores que não tem nada a ver, como um vermelho desbotado com um verde vivo, não dá certo.
O interessante é mesclar cores próximas, e destacar as diferentes
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Na imagem acima, misturam-se cores não muito fortes, que criam o contraste ideal.
Repare que as cores principais são: azul, roxa e preto. As cores são próximas.
Flow
Flow é uma expressão do inglês, que pode ser traduzida como danamicidade, ou seja, o movimento de um job.
Signs sem flow não podem ser avaliadas nessa categoria, já que não se avalia se o "parado" do job está bom ou ruim.
Veja os exemplos:
A: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
B: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] B: omeu devaint
por A ser um cartoon, não tem uma necessidade de apresentar um flow realístico, mas se formos avaliar isso, diríamos que está fail.
Já em B, a ideia de explosão é bem passada, pode-se sentir que as coisas estão se movimentando.
Avaliar flow quer dizer avaliar se o job conseguiu dar a ideia de movimento.
Foco
Foco está diretamente relacionado a sensação de profundidade que o job nos proporciona.
Basta dizer se o foco está bom ou ruim. Um foco bom seria onde o blur é aplicado no BG,
e a render está clara, limpa. A regra é quando algo está longe ou perto de mais, ela deve ser desfocada.
Tipografia
Tipografia é o texto do job, a mensagem que ele passa verbalmente.
Deve ser avaliado se ele é legível, se ele se enquadra no contexto ( se ele combina com a situação) e se ele entra em harmonia com o resto do job.
Aplicação de resources
c4d's, fractalz, textures, shapes, entre outros são os resources.
Avalie se aplicação desses foi conveniente com o job, ou se eles não cairam bem/estragaram/combinaram
Renders, bg's e stocks também são resources, e nesse aspécto, deve-se avaliar o seu posicionamento,
ou mesmo se a render da hello kit combinou com o BG de gótico.
Caso não tenha agradado a aplicação de resources em geral, dizemos que o job está poluído.
Qualidade
Jobs sem qualidade, por melhor que sejam seus efeitos, sempre serão desagradáveis.
Facilmente se percebe quando temos algo sem qualidade alguma. Mas ás vezes isso está um pouco implícito,
por isso deve-se ter em mente que se algo não te agrada, mas você não sabe o que, é a qualidade
Harmonia
Por fim chega a harmonia.
A harmonia é TUDO em um job. Ela é a soma de todos os aspéctos citados a cima,
e dá o resultado final de uma sign, tag etc. Se os elementos, resources, iluminação,
criaram harmonia entre-si, está perfeito, pois ficou harmônico, pode até ser uma sign poluída,
mas se pra você deu harmonia, está tudo bom.
Aqui, estarei especificando cada um deles:
Iluminação
Iluminação pode ser avaliado observando o modo como a render interage com a luz.
Veja os exemplos:
A: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
B: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pode-se perceber que a iluminação em A está completamente fail, pois a luz vem da direita, e a render está iluminada na esquerda.
Em situações assim, dizemos que a iluminação está redundante, mas pode falar fail rs
Em B, a luz vem de trás, então somente as bordas da render devem ser iluminadas. Ai sim a iluminação está boa.
Jobs com exesso de iluminação normalmente não são muito agradáveis (nem muito escuras)
Tratamento
Um tratamento é essencial para qualquer job em photoshop. Quando avaliamos o tratamento, avaliamos se o job está muito saturado, muito desbotado,
e se os elementos parecem estar se completando
A: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
B: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Em A não foi aplicado tratamento algum, e pode-se perceber que aquela render foi colocada ali,
e não que ela ESTAVA na cena realmente. Isso é a diferença que o tratamento faz.
Em B, apesar de ser uma stock, isso não é uma render, foi adicionado um tratamento,
e aliás, aquela imagem está entre as tops do DA, e observe que apenas 2 coisas foram trabalhadas: o contexto e o tratamento.
Cores
A escolha de cores que combinem é essencial para um trabalho.
Quando se mistura de mais cores que não tem nada a ver, como um vermelho desbotado com um verde vivo, não dá certo.
O interessante é mesclar cores próximas, e destacar as diferentes
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Na imagem acima, misturam-se cores não muito fortes, que criam o contraste ideal.
Repare que as cores principais são: azul, roxa e preto. As cores são próximas.
Flow
Flow é uma expressão do inglês, que pode ser traduzida como danamicidade, ou seja, o movimento de um job.
Signs sem flow não podem ser avaliadas nessa categoria, já que não se avalia se o "parado" do job está bom ou ruim.
Veja os exemplos:
A: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
B: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] B: omeu devaint
por A ser um cartoon, não tem uma necessidade de apresentar um flow realístico, mas se formos avaliar isso, diríamos que está fail.
Já em B, a ideia de explosão é bem passada, pode-se sentir que as coisas estão se movimentando.
Avaliar flow quer dizer avaliar se o job conseguiu dar a ideia de movimento.
Foco
Foco está diretamente relacionado a sensação de profundidade que o job nos proporciona.
Em photoshop, desfoque se dá com a blur tool, e foque seria com a sharpen tool
Basta dizer se o foco está bom ou ruim. Um foco bom seria onde o blur é aplicado no BG,
e a render está clara, limpa. A regra é quando algo está longe ou perto de mais, ela deve ser desfocada.
Tipografia
Tipografia é o texto do job, a mensagem que ele passa verbalmente.
Deve ser avaliado se ele é legível, se ele se enquadra no contexto ( se ele combina com a situação) e se ele entra em harmonia com o resto do job.
Aplicação de resources
c4d's, fractalz, textures, shapes, entre outros são os resources.
Avalie se aplicação desses foi conveniente com o job, ou se eles não cairam bem/estragaram/combinaram
Renders, bg's e stocks também são resources, e nesse aspécto, deve-se avaliar o seu posicionamento,
ou mesmo se a render da hello kit combinou com o BG de gótico.
Caso não tenha agradado a aplicação de resources em geral, dizemos que o job está poluído.
Qualidade
Jobs sem qualidade, por melhor que sejam seus efeitos, sempre serão desagradáveis.
Facilmente se percebe quando temos algo sem qualidade alguma. Mas ás vezes isso está um pouco implícito,
por isso deve-se ter em mente que se algo não te agrada, mas você não sabe o que, é a qualidade
Harmonia
Por fim chega a harmonia.
A harmonia é TUDO em um job. Ela é a soma de todos os aspéctos citados a cima,
e dá o resultado final de uma sign, tag etc. Se os elementos, resources, iluminação,
criaram harmonia entre-si, está perfeito, pois ficou harmônico, pode até ser uma sign poluída,
mas se pra você deu harmonia, está tudo bom.